GICAP
E-book
GESTÃO INTEGRADA DA CULTURA DE ALTA PERFORMANCE

O ciclo GICAP é uma metodologia proposta pelo Prof. Me. Paulo Emílio Cruz, que tem o objetivo de mapeamento, correção e manutenção dos GAP’s na cultura organizacional das empresas. É uma ferramenta completa, de programas e soluções sob medida, relacionadas ao “CHA” de competências (conhecimento/habilidades/atitudes), alinhamento da cultura com a estratégia e a mensuração dos resultados.

A metodologia GICAP recebeu o prêmio Luís Tarquínio pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), no ano de 2013.

METODOLOGIA
O Ciclo GICAP

Etapa destinada a identificar a base cultural da empresa e sua Identidade Corporativa:

  • Cultura Desejada
  • Cultura Característica
  • Cultura de Referência

Entendimento do Cenário Corporativo, Definição da Cultura de Referência, Gaps a serem trabalhados, Sincronização com a estratégia e Definição do Programa de Formação.

A informação é essencial para a construção do Ambiente de Alta Performance. Desta forma são construídas, em parceria com a área de Marketing da empresa, uma série de ações internas para reforço dos valores.

Programas de formação, palestras e workshops focados no desenvolvimento do conhecimento e das habilidades gerenciais inerentes ao negócio.

Formadores de opinião, diretores, coordenadores, supervisores e gerentes são os disseminadores e potencializadores da cultura de alta performance. Para este grupo são destinadas ações específicas de alinhamento e fortalecimento do time.

Pesquisa de clima e ações que visam promover a integração entre pessoas, áreas e unidades através da gestão do bem estar físico e psíquico.

Mensuração dos resultados, progresso dos GAPs de alinhamento, avaliação dos indicadores de desempenho e Feedback Stakeholders