Conheça a história de Luiza:
Seu futuro parecia definido, mas…
Por: Luciana Buck e Deborah Palma
O ano era 1956, interior de São Paulo, quando nasce Luiza. Desde cedo, Luiza se inspirou em duas mulheres muito especiais em sua vida: sua mãe, Jacira, e sua tia, Luiza. Com uma educação pautada no incentivo à busca por soluções e na autonomia (como era praxe na época), Luiza iniciou sua jornada aos 12 anos, trabalhando nos negócios dos tios durante as férias escolares (nos dias atuais os seus tios seriam presos!!). Seu sonho era presentear toda a família no Natal, mas sua mãe não tinha condições financeiras para comprar os presentes. Então, encorajou a filha a buscar um emprego, economizar dinheiro e alcançar seu objetivo. Seus tios, empreendedores natos, haviam adquirido uma pequena loja e ofereceram à sobrinha a oportunidade de começar como balconista.
Aos 17 anos, Luiza concluiu o ensino médio e se tornou oficialmente funcionária do negócio familiar. Em 1972, formou-se em Direito, mas sua paixão pelo empreendedorismo a levou a seguir no varejo, onde já trabalhava ativamente na loja dos tios. Durante essa trajetória, desenvolveu habilidades essenciais para qualquer profissional de sucesso: tomada de decisões estratégicas, resolução de problemas e liderança. Além disso, exerceu diversas funções na empresa, atuando como gerente, vendedora e responsável pela cobrança. Seu protagonismo e iniciativa foram determinantes para que, em 1991, assumisse a liderança dos negócios de sua tia.
Com um olhar apurado, tecnológico e inovador, Luiza impulsionou o crescimento da empresa ao focar nas reais necessidades do público consumidor. Graças a essa visão estratégica, a empresa destacou-se pela modernização e pela adoção de facilidades tecnológicas, tornando-se uma das primeiras redes de varejo a investir em lojas virtuais.
Durante a universidade, Luiza conheceu seu grande amor, com quem se casou em 1974 e teve três filhos: Ana Luiza, Frederico e Luciana. Em 2016, seu filho Frederico assumiu a liderança da empresa, que, em 2023, já contava com mais de 1.300 lojas físicas distribuídas em 20 estados brasileiros.
A trajetória de Luiza Trajano, do Magazine Luiza, nos oferece lições valiosas sobre a Liderança da geração Baby Boomer (nascidos entre 1946 a 1964). Essa geração de líderes nos ensina que os desafios são, na verdade, oportunidades disfarçadas. Além disso, os Baby Boomers se caracterizam por:
- Ética de trabalho: Valorizam o trabalho, a realização pessoal, a estabilidade financeira e são comprometidos com a organização.
- Disciplina: Cresceram com muita rigidez e disciplina.
- Família: Valorizam a família.
- Estabilidade no emprego: Experimentaram mais estabilidade no emprego, com longas carreiras em uma única empresa.
É fato que muitos Baby Boomers já se aposentaram, mas alguns continuam na ativa convivendo com as gerações que os sucedeu.
Gostou deste artigo? Então não perca o próximo. Você irá entender de uma vez por todas como a Geração X molda o mercado atual. Afinal, cada geração tem seus desafios e aprendizados, e você não vai querer ficar de fora dessa discussão.